PROJETO DANCARTE

Projetos Sociais usando dança abundam pelo País. A quantidade é tão expressiva que já mereceu vários estudos, pesquisas, encontros, seminários e simpósios direcionados a este tema do 3º setor.

Trata-se de um fenômeno tão complexo e importante que anda a merecer algum estudo sério, especialmente porque aponta uma tendência de valorização do marketing social em detrimento do marketing cultural.

Num país com os abismos sociais como nosso, o caso de as artes
serem entendidas como principal instrumento de resgate e inclusão
não causa estranheza, o que espanta, no caso da dança, é o fato de
serem tão poucos os projetos que trabalham com um conceito de
dança pertinente a esse tipo de ação e o quão sério são as
conseqüências destas propostas para a dança brasileira.

Conexo a tudo isso, o Projeto Dançarte vêm com perspectivas sociais
bem definidas, com o objetivo de ampliar e estimular a produção e o
consumo da arte e cultura, não somente como desenvolvimento
intelectual, do saber, mas como conjunto de valores sociais e
costumes que contribuem para a construção da cidadania e promovem
a inclusão social, não só de jovens e crianças, mas também, de
adultos em busca de uma vida compartilhada e articulada.

Por isso, nos é muito enriquecedor um trabalho artístico que nos leve
a dar sentido e ordenar nossas experiências humanas e acreditamos
que a dança tenha essa capacidade de trazer a tona à consciência de
si e dos demais por intermédio do corpo, viabilizando uma relação
mais rica entre o mundo interior e exterior deste corpo, integrando as
diferentes culturas e classes sociais.

INGRESSO NO PROJETO

Não existe processo de seleção e nem obrigatoriedade alguma
quanto às aulas colocadas à disposição das crianças, ou seja, cada
uma escolhe a atividade que mais se identifica, é tão somente exigido
o compromisso com o projeto através da disciplina e freqüência nas
aulas, que elas passem por um exame médico e fisioterapêutico e
estejam matriculadas em escola da rede pública ou particular.

Esse compromisso também é vinculado aos responsáveis das
crianças, pois o trabalho também é estendido a eles através de nossas
idas aos teatros, através de aulas práticas e teóricas para eles com
profissionais contratados especificamente com este intuito de
fortalecer os laços e vínculos familiares, criando um fator comum de
interesse entre a criança e o adulto que responde como seu
responsável.

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